domingo, 19 de julho de 2009

Um século depois


Machado de Assis (1839- 1908) é o clássico máximo da literatura brasileira e um dos maiores romancitas do país, além de ser um cronista atento e sagaz para o seu tempo. Não sei quem inventou que temos que ler Machado de Assis quando temos 15 anos. A grande maioria o acha chato. Ler em adulto é outra coisa. É fantástico!

A personagem Capitu, do livro Dom Casmurro (1899) é uma das personagens mais fascinantes e intrigantes da literatura. No livro Dom Casmurro, toda a história é contada pela visão e o sentimento de Bentinho. Capitu pouco ou quase nada se manifesta.
Domício Proença Filho, autor de Capitu, Memórias Póstumas, Editora Artium, de 1998, é um machadiano e conhece-o como poucos.

Neste livro podemos conhecer o outro lado da história, relatado por aquela que a tantos encantou e ainda encanta com os seus olhos de ressaca e temperamento meio moleca.
O livro faz um contra-ponto com o texto original de Machado de Assis, com intensidade e poesia, nos revelando uma outra face da personagem título.

2 comentários: