sábado, 2 de outubro de 2010

Dormideiras - Mimosa Pudica

Quando eu era criança poderia ficar horas sentada no chão brincando de tocar as dormideiras. Ficava completamente fascinada com aquela plantinha tão frágil que se mexia ao toque ou ao calor quando eu soprava devagar. Sua flor rosa e peludinha era o que poderia existir de mais bonito para mim naquela época.

Minha mãe plantou algumas no jardim da minha casa para satisfazer meus desejos de criança.
Anos depois, na minha rua, apareceram várias em uma jardineira de um prédio onde pude apresentar, com orgulho, as plantinhas que se mexem sozinha para minha filha, que também, claro, se fascinou.
Diziam que quando a pessoa tinha insônia, bastava colocar alguns galhinhos da dormideira embaixo do travesseiro que era certeza.... dormiria como um anjo.
Onde há delicadeza existe amor.


Wikipédia.A dormideira ou sensitiva é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas.
Este nome é devido à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor, pois na base desses folíolos há grandes vacúolos, que ao encostarmos, perdem água por osmose e murcham. Essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas.

Classificação científicaReino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Mimosoideae
Genero: Mimosa
Espécie: M.Pudica
Nome binomial: Mimosa Pudica

4 comentários:

  1. Eu tb. adorava tocar nas dormideiras... ; )Família das ervilhas? Engraçado.

    ResponderExcluir
  2. Tenho dormideira aqui na jardineira da minha janela. Sabe quem plantou? Foi um passarinho. Os passarinhos plantam muito aqui na minha janela. Volta e meia aparecem plantinhas novas. Da próxima vez que tiver insônia, vou pôr um galhinho debaixo do travesseiro, quem sabe funciona?...

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    Vou seguir o seu conselho sábio !!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é Kátia, também me surpreendi com a família das ervilhas...
    Claúdia, sua jardineira deve estar linda!
    Pode seguir o conselho, Fátima. Deve dar certo!
    beijos

    ResponderExcluir