domingo, 17 de outubro de 2010

Lope - Andrucha Waddington

Conheci Andrucha muito jovem, no final dos anos 80 quando ele queria fazer qualquer coisa na produção ou no set do filme Dias Melhores Virão, de Cacá Diegues.
Sempre atento e inquieto, ele foi nos encantando à todos ao longo de sua trajetória profissional e nos presenteando com filmes de longa metragem tão bonitos e tão diferentes um do outro.

Sua carreira de publicitário bem sucedido, pontuou a beleza e a sensibilidade em seu trabalho. No filme Gêmeas, de 1999, Fernanda Torres interpreta dois personagens rodrigueanos. Andrucha fez um filme de suspense e cheio de clima. Para primeiro longa, era um filme de ‘gente grande’.
Um ano depois, Eu, Tu Eles, surpreendeu ao Brasil e ao mundo com uma deliciosa história, que para mim, é o seu melhor trabalho. Ganhou prêmios em diversos festivais como Cannes, Havana, Cartagena, entre outros, solidificando sua carreira enquanto cineasta.

Até chegar a LOPE, filme que encerrou o Festival do Rio na semana passada e com data para estrear em novembro próximo, a trajetória foi diversificada:
Viva São João, Casa de Areia, Maria Bethânea - Pedrinha de Aruanda, Retrato Celular, vídeo-clips de qualidade inigualável, etc.

LOPE, de co-produção espanhola, conta a história do poeta Lope de Vega, que viveu na Espanha do século XVI, tornando-se um dos maiores dramaturgos da época. Lope transformou e renovou o teatro com sua obra de grande volume, que era considerada profunda, lírica e de fácil entendimento.
Andrucha nos conta esta história onde o amor, a poesia, a arte e o sonho fazem de Lope uma explosão de vida
.

"La raíz de todas las pasiones es el amor. De él nace la tristeza, el gozo, la alegría y la desesperación."
Lope de Vega

Nenhum comentário:

Postar um comentário