sábado, 15 de agosto de 2009

Museu da Imagem e do Som - MIS

O MIS foi o primeiro local em que trabalhei na vida. Eu era estagiária e estava no segundo período da faculdade de comunicação. Como o primeiro a gente nunca esquece, tenho um carinho muito especial por esta belíssima construção na Praça XV.
O MIS originalmente foi inaugurado para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil em 1922.

De lá pra cá muita coisa aconteceu. Durante a construção do metrô, os negativos em vidro de Augusto Malta tiveram que ser transferidos para outro local por conta da trepidação do solo durante as obras. O acervo cresceu e um prédio, na Lapa, foi designado para receber parte deste acervo.
Hoje estamos vivendo uma polêmica das grandes em transferir o MIS para o prédio da HELP em plena Avenida Atlântica. Parece que esta decisão já esta acertada pelo Governo do Estado e com vários escritórios de arquitetura apresentando seus projetos com votação on line, também já escolhido.

Mas cabe aqui minha manifestação: Essa obra custará 65 milhões aos cofres governamentais. A possibilidade de se tornar uma nova 'cidade da música' não está descartada. Um museu a beira mar vai brigar diariamente com uma maresia onde tudo mela e enferruja em um período curtíssimo de tempo. E para que isso não aconteça, mais dinheiro terá que ser investido na preservação deste acervo tão rico para a memória da imagem e do som dos cariocas.

Penso em porque não restaurar o prédio da Lapa, polo cultural da cidade e colocá-lo em condições de um museu de verdade ao invés de se construir um prédio futurista e gigantesco em Copacabana.
Ouvi opiniões também de que o MIS deveria ir para o Porto, área do Rio que está sendo revitalizada.
Infelizmente nem todas as vozes e opiniões são ouvidas.

5 comentários:

  1. Concordo contigo. Ou revitalizar o prédio da Praça XV ou o Porto! Copacabana? Porque?

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM VC....QUE COISA MAIS ABSURDA O PRÉDIO QUE VÃO CONSTRUIR.....TBÉM ACHO QUE DEVERIAM RESTAURAR O PRÉDIO DA LAPA...MAS SERÁ QUE O POVO QUE ESTÁ ENVOLVIDO NO PROJETO GANHARIA ALGUMA COISA?

    ResponderExcluir
  3. Querida, voce foi estagiária e eu administradora. É um desparate, uma vergonha, uma incoerência, non sense, não se fazer exatamente aquilo que voce e todos os de bom senso sugerem !!! Voce se lembra de quantos éramos e o que nos dávamos pra àquele espaço, acervo.... Voce também deve se lembrar que lá trabalhou a Magaly Cabral quando a superintendencia de museus era lá dentro. Ela é Museóloga e hoje a mãe do Governador.
    Mas, o que voce acha ? que o atual governador, mesmo sendo filho de uma museóloga, sendo um político, que ela vai conseguir fazer com que toda a corja nacional brasileira deixe de roubar um pouquinho ??????
    Estou certa de que surgirão muitos "entendidos" do acervo, da manutenção...da restauração... estaduais, nacionais e até estrangeiros. Alguns certamente serão de fato entendidos. Mas a grande maioria...serão apenas metidos ! Com 65 milhões de reais, não somente poderia se restaurar todo o acervo e prédios (2) do MIS mas, mais uns 5 ou 6 museus da cidade do Rio de Janeiro que todos sabemos, que estão caindo. Caindo nos prédios e em seus acervos.
    Todos os envolvidos nesse projeto estão aí pra tirar uma casquinha. Pra se dar bem. Ninguém também está interessado na imagem esdrúxula que se tornará a praia de Copacabana. Cadê o Prefeito ? Eu estou absolutamente descrente. Toco minha vida pra frente, que atrás, vem gente! E que gente !!....

    Beijos Fê

    ResponderExcluir
  4. Teresa,
    Voce sabe melhor que muitos como é que preservam um patrimonio cultural. Como montar um manifesto para que tuas ideias são ouvidas? Vamos trabalhar nisso?
    Beijocas,
    Kate Lyra
    (I love your blog!)

    ResponderExcluir
  5. Teresa,
    Concordo plenamente c/ vc.Onde já se viu gastar um dinheirão desses numa construção modernosa como esta, um monstrengo na orla + linda que há,e c/ os problemas que surgirão c/ a maresia ?
    Temos sim que fazer uma abaixo assinado, uma passeata, sei lá,protestarmos de alguma maneira contra essa péssima ideia, que se bobiarmos, breve colocarão em prática.
    Obrigada por trazer esse assunto p/discussão,
    Marcia

    ResponderExcluir