Uma das construções mais bonitas da cidade está literalmente entregue as baratas.
Esta estação ferroviária, denominada inicialmente Barão de Mauá foi inaugurada em 1897 e fechada em 2001, remanejando os trens para a Central do Brasil.
É uma pena que o Brasil não dê valor ao trem como meio de transporte.
É uma pena que o Brasil não dê valor ao trem como meio de transporte.
Se fosse investido dinheiro e determinação acredito que vários problemas urbanos de transportes poderiam ser resolvidos. Sem falar nos trens rurais que também foram todos desativados.
A última vez que estive na Leopoldina foi um pouco antes dela fechar, por ocasião das filmagens cariocas de Deus é Brasileiro, filme de Cacá Diegues, onde a Leopoldina foi uma das locações.
Neste fim de semana, um grupo de produtores está promovendo um evento grandioso no interior da Estação: Back2Black - festival de cultura negra.
Este festival conta com palestras e shows com Gilberto Gil, MV Bill, Martinália, Ed Motta, Dona Ivone Lara, Luis Melodia, a africana Angelique Kidjo, a cubana Mayra Andrade, um tributo a Tim Maia, etc, etc... além de DJs que tocarão em vagões até o dia amanhecer. Imperdível.
Já que não tem trem, a idéia em transformar o espaço abandonado para eventos culturais é a melhor opção.
Claro, revitalizando a área, para que as pessoas tenham condições de frequentar o lugar sem serem assaltadas na próxima esquina.
Estarei lá!
ResponderExcluir