sábado, 16 de junho de 2012

O planeta terra


Quando a Eco-92 aconteceu no Rio de Janeiro, há 20 anos atrás eu estava grávida. Morava no Flamengo e pude participar de alguns eventos que aconteceram no Aterro. Lembro das barracas de encontros e trabalhos, exposições, das tendas da espiritualidade, de um grupo de hare krishnas que passou por nós, do monumento no centro da cidade com um pouco de terra de cada país e lembro dos tanques de guerra pelas ruas para trazer a ordem e a paz para a cidade. Como esquecer a presença do Dalai Lama e Fidel Castro? Pensei: minha filha viverá em um mundo melhor.

20 anos depois, a Rio+20 discute o futuro do planeta e a transformação que ele e nós vivemos. 
Na Eco-92 não tinha nem internet... e hoje temos uma conferência totalmente digital e high tech. Palavras e termos como sustentável, biodiversidade, conexão, interatividade, consciência, inclusão social, reciclagem, educação ambiental e reaproveitamento, são as palavras de ordem do momento. 
A cidade está repleta de convidados, eventos, encontros e festas.
Mas chegou a hora de refletirmos sobre o futuro, a sociedade, a qualidade de vida e os caminhos que teremos que percorrer daqui pra frente. E torcer para que os acordos discutidos na Conferência tragam o melhor para a humanidade. Afinal de contas, somos mais de 7 bilhões de pessoas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário