sábado, 16 de junho de 2012

Darcy Ribeiro

Por conta das exposições da Rio+20, das conferências, pensamentos e debates,  a brasilidade entra por nossos poros de forma incontrolável e essa linda frase de Darcy Ribeiro, saudoso Darcy, resume todo o sentimento.

"O que eu tenho para o Brasil é exaltação de sentir de tudo que ele pode ser, vai ser, há de ser e de tudo que ele ainda não é. Eu tenho pena de nos meus anos, eu fiz tudo para o Brasil dar certo, eu tenho pena de que eu ando meio doentinho e posso até morrer e ficam vocês encarregados de fazer esse país, mas façam sem copiar ninguém, com as potencialidades do nosso povo, potencialidades que são imensas, com uma civilização tropical e uma civilização mestiça e sobretudo uma civilização humana que herdou dos índios essa capacidade, esse talento para o convívio dos negros, essa espiritualidade e dos europeus a tecnologia e a sabedoria européia. Nós estamos prontos para ser uma das civilizações do mundo".

2 comentários:

  1. Amo e respeito o Darci Ribeiro como antropólogo, politico, escritor e patriota brasileiro que deu sua vida para que o Brasil fosse um país mais justo e mais solidário.

    Tive a honra de uma vez entrevistar-lo no seu apartamento com minha companheira também jornalista Dayse Abrantes. Darci era um manancial de idéias novas, compromisso com o povo e a educação libertadora.

    Fraternalmente,

    Peter Howard Wertheim

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu comentário, Peter. Realmente Darcy foi uma figura e tanto! Sorte a de vocês terem feito essa entrevista. beijos

    ResponderExcluir