domingo, 26 de fevereiro de 2012

Verão e Carnaval

E o Carnaval se foi junto com o horário de verão....Acredito ter sido o ano mais cheio de turistas no Carnaval do Rio. A cidade estava lotada! A prefeitura fez um esforço enorme para que tudo desse certo e conseguiu em parte. Acho que o saldo geral para a quantidade de pessoas nas ruas, é positivo. Muitos ajustes deverão ser feitos para o próximo ano, sem dúvida nenhuma, o aumento dos banheiros químicos é um deles.
Para quem não gosta, a cidade virou um inferno, mas se conseguir se organizar, não pegará nenhum bloco no caminho na hora em que estiver indo ao cinema ou jantar fora. Viajar para um lugar tranquilo também é uma boa opção. Já foi tempo em que o Rio ficava vazio no carnaval....
Carnaval combina com o verão, que é a estação da alegria, das novidades, da praia cheia, da cerveja gelada, dos amigos de fora e da descontração. Como disse uma amiga, Ipanema virou o point do mundo! Mas para recebermos tanta gente assim do Brasil e do mundo, bastava um pouquinho mais de educação. Aí, seria perfeito.
Cacá Diegues escreveu um belo artigo no jornal O Globo de ontem, Este mundo é um pandeiro, onde diz em um parágrafo:

"...cada vez gosto mais do carnaval, cada vez admiro mais o carnaval carioca. Entre outras coisas, por confirmar essa eterna alegoria do pandeiro como narrativa de um jogo ou de uma brincadeira que tornam impreciso o limite entre a verdade e a mentira.... não entendo o discurso saudosista, em defesa de um suposto carnaval inocente do passado, em que se dançava sem outras intenções e se cantavam marchinhas ingênuas e belas ( podiam ser belas, mas ingênuas nunca foram!)"

E viva Orfeu!
E viva Paulo Barros!

*Esta foto é o penúltimo por do sol antes do término do horário de verão. Evoé!

2 comentários:

  1. "não entendo o discurso saudosista, em defesa de um suposto carnaval inocente do passado, em que se dançava sem outras intenções e se cantavam marchinhas ingênuas e belas ( podiam ser belas, mas ingênuas nunca foram!)""
    Concordo! : )

    ResponderExcluir
  2. No Brasil dezenas de milhares de negros e simpaizantes protestam Movimentos negros brasileiros fizeram protestos de desagrado contra famoso cantor e sambista Martinho da Vila, Escola de Samba Unidos de Vila Isabel que neste carnaval de 2012, no enredo “Você Semba Lá… Que Eu Sambo Cá. do povo brasileiro) que nos versos O Canto Livre de Angola!”. Com uma exaltação maravilhosa a ANGOLA a pátria mãe da maioria (54% tem sangue africano-angolano em nossas aveias. Samba Enredo da Vila Isabel(O para Presidente Wilson Vieira Alves a carnavalesca Rosa Magalhães e principalmente o Presidente de Honra: Martinho José Ferreira o “Martinho da Vila” que se negaram a ouvir e atender as reclamações dos milhares de e-mails, cartas e ligações telefônicas e celulares para sensibilizar esses dirigentes. que seria um desprestígio para comunidade negra feminina serem excluídas as frente da bateria da Vila Isabel colocando uma rainha nipo-brasileira (japonesa) e uma musa loira, com respeito a elas, mas porque não por uma negra também e por coerência ao enredo exaltava a raça negra e negritude cultural África Angola Brasil. Apesar de todos esforços não foram suficientes par conscientizar estes dirigentes é lamentável que as crianças a juventude a mulher afro brasileira sofram estes preconceitos excluídas marginalizadas , humilhadas por aqueles que dizem ser defensores e nossos ídolos. Martinho da Vila é uma vergonha e covardia, muito obrigado pelo desserviço ao resgate e valorização da raça negra.Rei Martinho Ganga Zumba da Vila? Mariana Benedita dos Santos,Negra Bene. mariana.jornalista@bol.com.br

    ResponderExcluir