sábado, 5 de junho de 2010

Universo de personagens

Tanto Woody Allen quanto Jorge Amado possuem um universo muito particular nos seus personagens.

O que um tem haver com o outro?
Aparentemente nada, mas ambos são geniais em sua arte.

Escrevo sobre eles porque assisti dois filmes muito interessantes: um de Allen, Tudo pode dar certo e o outro do Sergio Machado, baseado no romance A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Agua, de Jorge Amado.

Allen me pareceu ter feito o seu filme mais otimista dos últimos tempos. Tudo pode dar certo e dá certo, é sensacional! Aquele mundo de intelectuais, de neuróticos, de judeus, de fracassados e de relacionamentos pra lá de complicados, sempre costurados por um belo jazz na trilha sonora tendo quase sempre Manhattan ao fundo. É sempre um prazer assistir a um filme dele, mesmo quando nem tudo dá certo...

Me deu saudades dos romances de Jorge Amado ao assitir Quincas Berro D'Água no cinema. Com todos os seus orixás, prostitutas, bêbados, malandros, negros, sexo, dendê e pimenta, o filme nos traz de volta a esse universo do sub-mundo do Pelourinho, tão deliciosamente brasileiro e que o transformou em um dos maiores escritores de todos os tempos. Claro que nas mãos do diretor baiano Sergio Machado, o filme tomou uma proporção muito semelhante ao romance de Jorge Amado.

Os dois filmes estão em cartaz em vários cinemas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário