sábado, 5 de junho de 2010

Igreja da Penha

Outro dia passei de longe pela Igreja da Penha e lá estava ela imponente no alto do morro, toda iluminada. Acho que em todos os meus anos de vida, só fui até lá uma única vez quando criança, acompanhada de meus pais e, provavelmente, da minha irmã.

Nunca esqueci aquela quantidade toda de degraus que representam todos os dias do ano. Essa fantasia sempre fez parte do meu imaginário infantil, cada degrau, um dia. Não lembro da Igreja por dentro, lembro apenas das escadas. E lembro de uma senhora, acompanhada da filha ou neta, que subia as escadas de joelhos. Fiquei tão impressionada com aquela imagem e talvez seja por isso que eu nunca tenha esquecido da Igreja da Penha. Eu queria subir devagar ao lado daquela senhora e daquela criança, que deveria ser da mesma idade que eu. Acho que eu quis ser solidária na dor, mesmo sem saber o que estava acontecendo. Minha mãe me explicou que ela estava pagando uma promessa por alguma graça que certamente alcançou.

Penha é mais um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus.
A Igreja foi construída em 1635 pelo capitão Baltazar Abreu Cardoso, em terras de sua propriedade e em 1728 tornou-se Irmandade Nossa Senhora da Penha de França, onde foi construída a escadaria para dar mais segurança as pessoas que subiam a imensa rocha. Existem várias datas para Nossa Senhora da Penha, mas aqui ela é comemorada no dia 8 de setembro, com uma grande festa.

3 comentários:

  1. Boa lembrança, Tê. Minha mãe morava na Penha quando conheceu meu pai. Outro dia fiz um show com um grupo de choro e cantei "O Barracão" no Noel. O Caetano gravou essa.
    "Faz hoje mais um ano que eu não vou visitar
    Meu barracão lá da Penha que me faz sorrir
    E até mesmo chorar
    Por lembrar da alegria com que eu sentia
    o forte laço de amor que nos unia
    Não há quem tenha
    Mais saudade lá da Penha do que eu
    Juro que não
    Não há quem possa me fazer perder a bossa
    Só a saudade do barracão."

    ResponderExcluir
  2. Teresa,
    eu tb tenho um certo fascínio pela Igreja da Penha, como vc , só havia ido até lá c/ minha mãe e irmã, qd criança.Ano passado voltei.Foi incrível.A Igreja uma jóia.Toda restauradinha.E a vista lá de cima?E os urubus voando, q a gente vê bem de perto e acabei achando eles bem interessantes, altaneiros, sabe, c/ postura de ave grande, meio condor dos Andes.Bem, subir a Penha é um programa e tanto...

    Marcia Vera

    ResponderExcluir