sábado, 22 de maio de 2010

Quiabo

WIKIPÉDIA:
O quiabo (Abelmoschus esculentus) é uma planta da família da malva e o seu fruto é uma cápsula fibrosa cheia de sementes brancas e redondas, muito
utilizado em culinária antes da maturação. De origem africana e trazido para o Brasil juntamente com os escravos, o quiabo, é um exemplo de uso de alimentos da cultura brasileira. Sua presença compõe pratos típicos regionais, como o Caruru, quiabo cozido com camarão seco - ou mesmo na culinária mineira, com o Frango com Quiabo e o Refogado de Carne com Quiabo.
Os quiabos são verdes e peludos e apresentam um tipo de goma viscosa. Rico em Vitamina A é de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral.

Verde, peludo e com gosma é algo que jamais pensariamos em comer, não é?
Mas o quiabo verdinho, aquele que a gente compra na feira, corta em rodelinhas e refoga com cebola e sal, é o melhor de todos. Sem contar que tem a dica e o truque para que ele fique só com um pouquinho de baba...



Fotos de Clarice Figueiredo.

3 comentários:

  1. Qual é a dica da baba???????
    Mi

    ResponderExcluir
  2. O quabo é da família da malva? Que bom saber, eu persigo essa família há anos! Quando eu era menina, minha tia tinha em casa uma plantinha que chamava de malva rosa. A folha tinha um cheirinho ótimo, ficava na mão de quem pegasse. Nunca mais vi essa planta. Mas é uma lembrança tão boa que eu queria botar o nome de Malva Rosa na filha que um dia teria. É um nome estranho, mas como tive filho homem, o problema acabou não existindo...

    ResponderExcluir
  3. Mi, quando eu for aí eu faço para você!!
    Claudia, ainda bem que o Gabriel não é Malvo! rsrsrs...
    beijos

    ResponderExcluir