domingo, 1 de março de 2015

Tsuru


Tenho uma amiga que faz origami como ninguém. Ela tem a delicadeza e a perfeição necessárias para a confecção dos animais e flores de papel.  
Tenho alguns pendurados em minha casa. Eles transmitem paz e beleza.
O pássaro é o mais comum e o mais bonito. 
Tsuru é o seu nome, uma ave da família das cegonhas.
Diz a lenda japonesa que aquele que fizesse mil tsurus de origami teria seu pedido atendido pelos deuses.
Uma menina nascida em Hiroshima, Sadako Sazaki, tinha 2 anos na época da explosão da bomba. Ela e sua família sobreviveram, mesmo tendo sido encharcados pela chuva negra - a horrorosa chuva radioativa.
Mas aos 12 anos, Sadako foi diagnosticada com leucemia, na época conhecida como a 'doença da bomba". Foi lhe dado 1 ano de vida.
Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako foi visitá-la no hospital e a presenteou com um origami do Tsuru e lhe contou a história dos mil pássaros. 
Sadako decidiu confeccionar os pássaros para pedir aos deuses a sua recuperação.
Mas conforme o tempo ia passando, a menina ia ficando cada vez mais fraca e debilitada e acabou compreendendo que a sua doença era fruto de uma guerra. Mudou o seu pedido aos deuses e pediu paz para a humanidade e que nenhuma criança sofresse os horrores de uma guerra. 
Sadako morreu antes de completar os mil tsurus. Ela confeccionou 644 e seus amigos, sensibilizados com sua história, confeccionaram os faltantes para que fossem enterrados junto com ela. 
Por conta dessa triste história, foi criada uma associação e um monumento em homenagem à Sadako e a todas as crianças mortas na guerra. "Monumento das crianças à paz", mais conhecido como a Torre dos Tsurus, no Parque da Paz, em Nagazaki.
Todos os anos, milhares de escolas do Japão enviam Tsurus de papel colorido para o Monumento, onde está escrito:
"Esse é o nosso grito, essa é a nossa oração: Paz no mundo".

2 comentários:

  1. Querida, adorei vc ter comentado sobre a história. Minha irmã, Ana Cristina Moraes é uma artista e professora maravilhosa e carrega no coração um sol infinito. Os Tsurus que ela fez pra vc e pra mim irradiam paz e alegria todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, fiquei com essa história tanto tempo na minha cabeça. Agora foi.
    Ana é maravilhosa em sua arte.beijos

    ResponderExcluir