domingo, 19 de outubro de 2014

Viva a poesia.


Durante a semana tive um dia xoxo. Sabe aquele dia em que tudo está errado e você não consegue nem ir trabalhar? Pois é, o meu dia foi nublado e só saí de casa no início da noite pois queria muito ver um documentário realizado pelos alunos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Centro do Rio, dirigido pela genial Bia Lessa, sobre a conferência da Rio + 20 e a exposição Humanidade, também da Bia, que ficou em exibição no Forte de Copacabana, em 2012.
"Documento Humanidade" é incrível! Tomara que passe nos cinemas, na TV, na web, nas escolas, nas praças públicas, pois todos devemos assistir. Quando o filme acaba pensamos que se não tomarmos atitudes drásticas e rápidas, o nosso planeta vai morrer. É muito sério.
Em se tratando de Brasil, São Paulo está sem água e o Rio São Francisco, um dos mais bonitos do país, está morrendo. Precisamos agir!
Mas depois do filme, para minha surpresa e deleite, um recital de poesias e músicas com Maria Bethânia de pés descalços, uma calça jeans e uma camiseta azul céu, escrito entre outras coisas que não consegui ler, língua portuguesa. Um violão e percussão. 
Éramos umas 200 pessoas e foi uma das apresentações mais bonitas que vi.
Elas estava maravilhosa (como sempre) recitando Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Castro Alves, Clarice Lispector, Carlos Drumond de Andrade e sempre intercalando uma canção.
Homenageando o dia dos professores, ela contou que estudou em escola pública e que toda a sua formação veio dessa época. Fiquei orgulhosa pois também fui aluna de escola pública.  Foi uma ode ao Brasil, a lingua portuguesa, ao sertão, aos índios e ao amor.
Caetano Veloso estava sentado na minha diagonal e pude perceber lágrimas em seus olhos quando ela dedicou e cantou para ele "Reconvexo".  ... quem não rezou a novena de Dona Canô...
Quando Bethânia recitava, o silêncio era absoluto! Todos vidrados nela. Além do público convidado, a turma da limpeza, da cozinha, da manutenção...todos pararam para ouvi-la. Unanimidade.
Foi realmente um presente dos céus para quem teve um dia ruim e terminou nos braços da poesia, comendo cachorro quente de grife e bebendo uma taça de espumante gelado.
Obrigada.
Vida que segue.

2 comentários:

  1. Ah, querida, como gostaria de ter estado lá contigo! O show que fiz em homenagem a Bethânia aqui em Los Angeles em abril me abriu o coração de novo e por isso estou criando um novo show para 2015. Viva a Vida! : )

    ResponderExcluir
  2. Certamente, Kátia. Foi uma noite memorável! beijos saudosos.

    ResponderExcluir