domingo, 9 de março de 2014

Arduino


No início da universidade fui contratada para fazer um trabalho com o cineasta Nelson Pereira dos Santos na organização do seu acervo de fotos, roteiros, correspondências, imprensa, etc. Eu mesma tinha feito a proposta para ele através de uma carta, pois como fiz esse trabalho em equipe, no acervo de Glauber Rocha, achei que poderia fazer com todos os amigos de Glauber. E deu certo, mas isso é uma outra história.

Quando comecei a mexer nas fotografias, me deparei com um material incrível de todos os filmes do Nelson e com muitas fotos do Arduino Colasanti, ator italiano de diversos filmes do diretor.
Me apaixonei pela beleza desconcertante de Arduino. 
Eu e todas as mulheres do mundo.
Vi todos os filmes de Nelson  para poder me situar no material em que trabalhava e |Arduino, além de lindo, era naturalmente bom ator.
Mais de 30 anos depois, em um lançamento de livro que não lembro qual, vejo Arduino sozinho na fila de autógrafos.Tomei coragem, me aproximei e me apresentei. 
Ele foi muito simpático e atencioso. Contei minha historia com as fotos do Nelson, o que muito o divertiu. Conversamos um bom tempo, a fila era longa e sua aparência ainda linda e frágil. 
Sua vida sempre foi simples e ligada ao mar. Pioneiro no surf, mergulhador e praticante de pesca submarina, Arduino faleceu em 22 de fevereiro, aos 78 anos, na praia de Jurujuba, em Niterói, onde morava.
Fiquei triste de doer.
Parte de suas cinzas foram jogadas no Arpoador em uma cerimônia organizada por seus amigos, em um fim de tarde de verão. Fui dar uma olhada quando saía do trabalho já que era só atravessar a rua e andar um pouquinho. Ainda pude ver um pequeno grupo reunido na areia. Reconheci alguns de longe e ali me despedi. 

PS1: o acervo de Nelson Pereira dos Santos foi doado para a Academia Brasileira de Letras/RJ. Para visitar o material é necessário agendar.
PS2: em sites como o IMDB, pode ser feita uma pesquisa dos filmes em que Arduino atuou.



2 comentários:

  1. O Arduíno foi um homem maravilhoso, lindo, bom ator e um ícone de beleza dos anos 70 no RJ. Quase uma lenda...É com tristeza que compartilho da notícia de sua morte.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Kátia e o mais incrível é que recebi vários e mails de pessoas que não sabiam da morte do Arduino e descobriram pelo meu blog. A imprensa não deu muita bola para o tamanho da importância dele na cinematografia brasileira. Uma pena!

    ResponderExcluir