sábado, 3 de dezembro de 2011

Yoga

Quando eu estava grávida, me indicaram fazer yoga com a Fadinha. Diziam ser a melhor professora de yoga para gestantes da cidade! E por aquelas coincidências divinas, ela dava aula uns dois quarteirões de onde eu morava. Eu ia a pé.
Durante toda a minha gestação, frequentei religiosamente suas aulas e fazia tudo que ela mandava, desde as dicas de alimentação, concentração e respiração, até os cuidados com o bêbe durante a amamentação. E tudo deu certo com o parto, que foi normal, e que tenho certeza absoluta de que as aulas de yoga me ajudaram muito naquele momento.
Depois fiz Shantala, uma massagem indiana no bebe, que também aprendi em aulas com a Fadinha. Uma mestra na minha vida naquele período.
Ao longo dos anos fiz algumas tentativas (apenas no pensamento) em voltar para a yoga. Mas só agora, recentemente, consegui idealizar essa vontade.
Mas o que é afinal yoga?
Lendo o livro Yoga através dos tempos e pelo mundo a fora, de Adélia Monteiro, pude concluir que as citações de vários mestres ou simplesmente de pessoas normais praticantes de Yoga, exaltam sempre a mesma coisa: mens sana in corpore sano.
Algumas definições sobre Yoga:
  • "Yoga é o comando sobre as flutuações da mente". Patanjali
  • "O Yoga é um método de se chegar a um estado de não-sonho. Yoga é a ciência do aqui e agora. Significa que agora você está pronto para não estar no futuro, para não criar expectativas, não saltar a frente do seu ser. Yoga significa encarar a realidade como ela é". Osho
  • "Respiração é central para o Yoga...porque é central para a vida. E Yoga é sobre a vida." T. Krishnamacharya
  • "O yoga não lhe dá o corpo que você quer ter, ele lhe dá o corpo que a sua estrutura física lhe permite ter". Mariel Hemingway
  • "Yoga é mais do que uma prática, é um estilo de vida". Glória Arieira
Para mim Yoga é um benefício para o conhecimento; é a união do corpo, da mente e do espírito, trazendo equilíbrio para a vida.
Namastê.

Um comentário: