sábado, 3 de dezembro de 2011

Dani Barros é Estamira


Vários personagens foram imortalizados em filmes ou peças de teatro e acontece aquela história em que o ator incorpora o personagem de tal forma que fica exatamente igual.
Aconteceu com Louise Cardoso como Leila Diniz, Daniel de Oliveira como Cazuza, Beth Goulart como Clarice Lispector, Thiago Abravanel como Tim Maia, entre outros.
Atualmente, em cartaz no Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, Dani Barros é Estamira - beira do mundo. Estamira é a personagem esquizofrênica que viveu no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, por 20 anos e documentada maravilhosamente por Marcos Prado em seu premiado filme que leva o nome da personagem.
Dani Barros é Estamira e é impressionante o seu trabalho de atriz com a força desta personagem ensandecida, lúcida e totalmente emocionada. A gente não sabe onde termina a atriz e onde começa a personagem ou vice-versa. O texto é lindo, cheio de sabedoria e tristeza. Toda a equipe de profissionais envolvidos está de parabéns.
O espetáculo está em cartaz até o dia 18 de dezembro.
Imperdível.

* Estamira morreu recentemente ao 70 anos por uma infecção generalizada, no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro.

4 comentários:

  1. Oi Teresa.
    Um pedaço da conversa de Estamira no filme, que eu nunca esqueci.
    Ela estava mostrando o lixo p o diretor e falando sobre o mal estado do lixo e de repente solta esta pérola: "...mas às vezes vem o descuido", e mostrava p o diretor algum lixo aproveitável. Às vezes, quando vou jogar alguma coisa boa no lixo reciclável eu falo: "Lá vai um descuido p a Estamira". Esse comentário dela é pura poesia. O filme todo é belíssimo.
    Bjs Dayse Borges.

    ResponderExcluir
  2. Dayse, você precisa ir assistir o espetáculo! Verá o descuido do lixo... vai amar. bj

    ResponderExcluir
  3. Teresa,
    Muitíssimo obrigada pelo seu olhar atento, pela divulgação, pelo carinho com que fui tratada dentro da Casa de Dona Laura...só saudades!!
    Seu blog é muito legal...cheio de variedades
    Um grande abraço de Feliz Ano Novo!!!
    Muita, saúde, paz e amor!!!
    Bjs e até
    Dani Barros

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Dani! Todo o sucesso para você.
    Amor e harmonia em 2012. Grande beijo.

    ResponderExcluir