domingo, 13 de novembro de 2011

Tudo vai ficar da cor que você quiser


Este é o belíssimo nome da exposição de pinturas de Rodrigo de Souza Leão, inaugurada no dia 9 de novembro no MAM - Museu de Arte Moderna. A história de Rodrigo é muito interessante e emociona aqueles que não conhecem nada ou apenas alguma coisa sobre ele.
Ramon Mello e Marta Mestre são os curadores da mostra que reúne 30 telas produzidas em 2009, durante os 3 últimos meses da vida de Rodrigo, no período em que frequentou as aulas de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Rodrigo era carioca, poeta, escritor, jornalista e músico. A pintura veio depois. Após um surto de esquizofrenia, Rodrigo ficou 20 anos sem sair de casa. Os seus últimos meses foram dedicados as aulas de pintura.
Publicou 10 e-books de poesias, os livros Todos os Cachorros são Azuis (já adaptado para o teatro), em 2008, Há flores na pele, em 2001, entre outros.
Me roubaram os dias contados (2010) e O Esquizóde: coração na boca (2011), foram lançados após a morte de Rodrigo em 2009.
Não sou entendedora de artes mas sou sensível para perceber em seus quadros, uma explosão de cores, um traço nervoso e uma liberdade criativa contagiantes.
São lindos. Assim como seus poemas.

" ... quando também não gosto de definir em uma só palavra o que sou. Se o que sou é só uma palavra, é tão pouco. Gostaria de ser um milhão de coisas. É reducionista ser uma coisa só. "

"Tomara que exista eternidade. Nos meus livros. Na minha música. Nas minhas telas. Tomara que exista outra vida. Esta foi pequena para mim."


3 comentários:

  1. "CRIANÇA

    Uma mulher ainda criança
    Desconfia dos balanços
    Onde brinca a Verdade.

    A Verdade nunca será
    Encontrada. E a sua única
    Importância existirá

    Para a mulher que a descobriu
    Que não existe Verdade
    E Deus tem a verdadeira fé em si.

    Pois existem muitas verdades
    Que as crianças aprendem
    Pra nunca mais aprender

    A deixar de ser criança.
    Estas são as verdades de mulher
    As verdadeiras verdades."

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a peça Todos os cachorros são azuis, e adorei. Interessante perceber - pelo menos um pouco - como o esquizofrênico vê as coisas. É o que a peça mostra. A mente humana e seus mistérios...

    ResponderExcluir
  3. Belíssima exposição e o livro-catálogo com textos de Heloisa Buarque de Holanda, João Magalhães, José aloise Bahia e Paulo Sérgio Duarte. Janaína de Cássia Altisty Leite, Rio de Janeiro, janainacaaltisty@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir