domingo, 13 de novembro de 2011

Passaporte para a China

Passaporte para a China é o mais novo livro de Lygia Fagundes Telles, uma coletânea de suas crônicas escritas por conta de uma viagem de 20 dias a Pequim e Shangai.
Lygia é uma daquelas escritoras intuitivas e de sensibilidade muito forte. Com sua extensa biografia, esta paulista de 88 anos tem um extenso currículo e o que há de melhor na literatura brasileira. É bem provável que As Meninas e Ciranda de Pedra, sejam os seus romances mais conhecidos por aqui, embora seus livros de contos sempre me encantaram. E são muitos.
Sem falar de antologias, crônicas e coletâneas.
Lygia Fagundes Telles é uma escritora premiadíssima com prêmios como o Jabuti, Academia Brasileira de Letras, Prêmio Guimarães Rosa, Camões, Intituto Nacional do Livro, etc.
Em sua entrevista para o Jornal O Globo no mês passado ela disse a seguinte pérola para quem gosta, como eu, de escrever crônicas:
" De repente você olha algo e inspira. Você inspira o objeto e, quando depois o expira, vem a criação literária. Você olha algo e recebe aquela mensagem misteriosa. Pode ser um ser vivo, pode ser um objeto ou uma paisagem".
Adorei.

Um comentário:

  1. `As vezes a expiração vem BEM mais tarde e nem sei como colo uma coisa com outra. O grande barato é deixar que a s ligações fluam...Quando a caneta me chama deixo ela me levar... Obrigada, Tê : )

    ResponderExcluir