domingo, 16 de outubro de 2011

Praia Vermelha

A Praia Vermelha localizada na Urca, é uma das praias mais bonitas da cidade. É uma praia de pequenas dimensões, cravejada entre os morros da Urca e o da Babilônia. Em sua pequena faixa de areia podemos encontrar minúsculos cristais de granada rosa ou vermelhos, deixando a areia toda avermelhada quando o sol se põe, dando origem ao seu nome.

No meio de tanta beleza nada melhor do que educação. Na Praia Vermelha estão localizados a UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, o IME - Instituto Militar de Engenharia, a EGN - Escola de Guerra Naval, o IBC - Instituto Benjamin Constant, sem falar do Iate Clube do Brasil, do restaurante do Círculo Militar e da Estação do Bondinho do Pão de Açúcar, um dos maiores cartões postais da cidade. A Fortaleza de São João também está lá. Local onde Estácio de Sá desembarcou e fundou a cidade em 1565.

Um bairro privilegiado, lindo e cheio de histórias, onde tenho alguns médicos e que para minha felicidade, antes ou depois de alguma consulta, caminho até a beira do mar para tomar um coco e admirar a paisagem. Certamente a saúde melhora, e muito!

3 comentários:

  1. Teresa, não sei se o nome Praia Vermelha se deve ao que vc falou ou ao que uma vez presenciei: o nascer do sol, que avermelhava tudo - areia, mar, montanha, céu - e deixava o lugar com uma beleza mágica. Foi numa madrugada, há muitos anos, depois de uma festa, que pude curtir esse espetáculo.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que seja ao nascer e ao por do sol já que a areia é cheia desses cristais vermelhos... belos em qualquer horário! beijos

    ResponderExcluir
  3. Trabalho por aqui, tenho esse privilégio! :)

    ResponderExcluir