sábado, 13 de agosto de 2011

Livrarias

Livros, livros e mais livros. Algumas livrarias nos impressionam por seus títulos, por seu cheiro, por sua localização, por sua beleza, por seu conforto interno, por seu tamanho ou até por não existirem mais, o que, infelizmente, vem acontecendo no Rio de Janeiro.
A primeira vez que ouvi falar de El Ateneo foi através do Sergio Britto em uma reunião de trabalho. Ele estava totalmente encantado e falava dela com muita empolgação.
El Ateneo é a segunda maior livraria do mundo, localizada em Buenos Aires, na Argentina. Quase caí para trás quando entrei, não sabia o que fazer nem para onde ir. Não acreditava no que via, gigantesca e extraordinariamente bela. Acho que me transportei para um outro mundo, respirei fundo e comecei a caminhar. A peculiaridade de El Ateneo se resume ao fato de funcionar no antigo Teatro Grand Splendid, inaugurado em 1919. Depois de ser teatro, transformou-se em cinema por muitos anos e por fim, em 2000, um grupo editorial arrendou e adaptou o espaço, cuja estrutura original foi restaurada e preservada nos mínimos detalhes.
No lugar das poltronas, estão as prateleiras, no lugar do palco, está o café com piano bar e lounge de poltronas e sofás, os camarotes se transformaram em sala de leitura.
A iluminação é parte integrante desta beleza. São 5 andares de prateleiras com todos os títulos possíveis e imaginados. O setor infantil é de um bom gosto que poucas vezes vi. Tem ainda auditório e galerias de arte.
Podemos encontrar, além dos milhares títulos literários em várias línguas, jogos, cds, dvds, blu-rays, postais, revistas, etc.
É um paraíso.
Acho que o sonho de qualquer autor é ter seu livro exposto na vitrine de El Ateneo.
A verdadeira glória!
Vida longa para El Atteneo e para Sergio Brito.

2 comentários:

  1. Teresa querida, é sempre um prazer visitar seu blog! Excelente postagem e as fotos belíssimas!
    Parabéns! Um grande abraço, Maurício Porto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maurício! Digo o mesmo do seu. beijos

    ResponderExcluir