sábado, 18 de abril de 2009

5 x FAVELA


Em 1961 Cacá Diegues participou como diretor de um projeto de filme junto com mais quatro diretores, entre eles Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirzman.
5 x Favela foi um dos filmes inaugurais do Cinema Novo.

48 anos depois, o mesmo Cacá traz de volta este projeto só que desta vez com um novo formato: 5 x favela, agora por nós mesmos.
São cinco filmes dirigidos por cinco jovens de comunidades e coordenados por Cacá Diegues.

São jovens cineastas dos grupos: Nós do Morro (Vidigal), CUFA (Cidade de Deus), Afroreggae (Parada de Lucas), Observatório de Favelas (Maré) e Cinemaneiro (Lapa).

Além dos filmes com data prevista para início de filmagem em 29 de junho próximo, o projeto conta com diversas oficinas de continuidade, edição e finalização, cenografia e figurino, interpretação para atores, etc etc.

A aula inaugural ocorrida esta semana foi com o mestre, diretor e acadêmico Nelson Pereira dos Santos. Outras aulas serão ministradas por nomes como: Ruy Guerra, Walter Salles, Dib Lutfi, Fernando Meirelles, entre outros.

Parabéns Cacá, vale à pena sonhar.

http://www.carlosdiegues.com.br

6 comentários:

  1. Finalmente!!! Qu bom que saber que tá acontecendo mesmo! Vale `a pena sonhar MESMO!!! : )

    ResponderExcluir
  2. Ótimo o projeto! É bom saber que, no mundo de hoje, ainda tem gente que pensa e dá destaque aos não-destacados. Parabéns, Cacá!

    ResponderExcluir
  3. estou participando do projeto na oficina de direção está sendo maravilhoso \o

    ResponderExcluir
  4. que bacana André! Boa sorte. esse projeto é incrível!

    ResponderExcluir
  5. Teresa...sua boa sorte veio....

    bom primeiro vim aqui e disse q estava participando, agora venho dizer que fui selecionado como assistente de direção to muito feliz com isso!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!!
    Tive o privilégio de estar na Maquinária...
    Esse projeto foi único e transformador não só na minha vida como na dos demais...Foi prazeroso d+ trabalhar com esses proficionais maravilhosos, grande abraço!!!!

    ResponderExcluir