Em 1961 Cacá Diegues participou como diretor de um projeto de filme junto com mais quatro diretores, entre eles Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirzman.
5 x Favela foi um dos filmes inaugurais do Cinema Novo.
48 anos depois, o mesmo Cacá traz de volta este projeto só que desta vez com um novo formato: 5 x favela, agora por nós mesmos.
São cinco filmes dirigidos por cinco jovens de comunidades e coordenados por Cacá Diegues.
São jovens cineastas dos grupos: Nós do Morro (Vidigal), CUFA (Cidade de Deus), Afroreggae (Parada de Lucas), Observatório de Favelas (Maré) e Cinemaneiro (Lapa).
Além dos filmes com data prevista para início de filmagem em 29 de junho próximo, o projeto conta com diversas oficinas de continuidade, edição e finalização, cenografia e figurino, interpretação para atores, etc etc.
A aula inaugural ocorrida esta semana foi com o mestre, diretor e acadêmico Nelson Pereira dos Santos. Outras aulas serão ministradas por nomes como: Ruy Guerra, Walter Salles, Dib Lutfi, Fernando Meirelles, entre outros.
Parabéns Cacá, vale à pena sonhar.
http://www.carlosdiegues.com.br
Finalmente!!! Qu bom que saber que tá acontecendo mesmo! Vale `a pena sonhar MESMO!!! : )
ResponderExcluirÓtimo o projeto! É bom saber que, no mundo de hoje, ainda tem gente que pensa e dá destaque aos não-destacados. Parabéns, Cacá!
ResponderExcluirestou participando do projeto na oficina de direção está sendo maravilhoso \o
ResponderExcluirque bacana André! Boa sorte. esse projeto é incrível!
ResponderExcluirTeresa...sua boa sorte veio....
ResponderExcluirbom primeiro vim aqui e disse q estava participando, agora venho dizer que fui selecionado como assistente de direção to muito feliz com isso!
Olá pessoal!!
ResponderExcluirTive o privilégio de estar na Maquinária...
Esse projeto foi único e transformador não só na minha vida como na dos demais...Foi prazeroso d+ trabalhar com esses proficionais maravilhosos, grande abraço!!!!