domingo, 22 de março de 2009

Tecnologia Digital


A aula do Fábio Lima (Moviemobz/ Rain)


No início dos anos 80 quando entrei para a faculdade de comunicação, fui estagiária no Museu da Imagem e do Som e lá fiz um curso sobre os conceitos básicos do cinema e do filme em super 8. Caramba!! Como o tempo passou.

Comparando aquelas aulas com a aula de um curso que fiz em janeiro na Laura Alvim, em parceria com o LATC é que se percebe a evolução da tecnologia no mundo e mais especificamente na vida de uma pessoa.

Sempre me interessei pelo audiovisual, tendo trabalhado por quase 20 anos no mundo do cinema. Tenho uma filha adolescente que só não é da geração y porque ainda não está no mercado de trabalho e que se até lá não criarem um novo nome para essa geração que cresceu usando a internet, ela será sim da geração y. E a mim cabe acompanhar essa evolução com muito orgulho e respeito pelos profissionais da área tecnológica.
Fábio Lima esclareceu todas as minhas dúvidas sem que eu precisasse perguntar nada! Fantástico. O caminho que ele encontrou para explicar a tecnologia digital com todos os bytes e bites no cinema foi incrivelmente claro. Abriu a minha cabeça como se faz um downloaud...
Uma semana antes desta aula eu tinha ido ao cinema e de repente no meio da projeção a imagem sumiu e o som continuou. Foram aqueles segundos de pensamentos:
- Será que é assim mesmo?- Será que é do filme? Será que é da história?
Como achei que estava demorando muito fui lá descobrir o que estava acontecendo e para minha surpresa o operador disse: "Caiu o sinal, estou ligando para a central para que eles reiniciem a transmissão". Ué, pensei... o problema então não é no rolo. Que rolo, Teresa?!?!? A transmissão é digital!
Então para mim foi muito proveitoso ouvir o Fábio falar. Um cara profissional e que provavelmente é de uma geração abaixo da minha e que sabe tudo sobre o mundo digital. A minha única tristeza da noite foi quando ele disse a seguinte frase, com muita convicção e uma explicação exata: "Em um futuro breve não leremos mais o jornal na praia porque não haverá mais jornal".
Socorro!! E o prazer de ler o jornal? Seja na praia, em casa, na cama, no ônibus... Isso sim me assusta. Talvez seja um pouco Matrix demais para o meu pensamento, mas ao deixar a emoção de lado, percebo claramente esse futuro próximo para os netos, para os bisnetos, para o mundo.

2 comentários:

  1. Transmissão digital? Essa é nova pra mim também.
    E a foto da fotógrafa Clarice? rsrsrsr beijocas da Califa.

    ResponderExcluir
  2. Ué, aí deve ter muito mais transmissão digital do que aqui... é que a gente não percebe... só quando dá um probleminha... beijos

    ResponderExcluir