sábado, 11 de agosto de 2012

Uma carioca em São Paulo

Fazia alguns bons anos que eu não ia a São Paulo. Existe aquela velha e famosa richa entre cariocas e paulistas que sempre disputam o posto de melhor em alguma coisa. Em beleza não dá para comparar, mas em outras coisas... 
Claro que no Rio nos bairros bons, tudo é bom. Nos bairros ruins, nem tudo. Em São Paulo a mesma coisa. Nos bairros bons, tudo é bom. Mas o que me impressionou de verdade foi o atendimento nos bares e restaurantes e na importância para NF que eles dão em qualquer compra, pedindo o seu cpf. Seja em uma loja grande ou em apenas na compra de um band-aid em uma farmácia. Eles respeitam o consumidor e as leis. 
Gostei da forma como os nomes das lojas são colocados sem poluir o ambiente, gostei dos espaços entre os prédios que parecem respirar e vi árvores, muitas árvores. Os paulistas estão preocupados com a poluição e o meio ambiente e por isso replantam e plantam árvores e flores em todos os lugares possíveis. Vi tantas azaleias! Azaleias rosas eram as flores preferidas de minha mãe. Muda tudo.
Visitei dois lugares culturais maravilhosos: O Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz e a Pinacoteca. São lindos, emocionantes e bem cuidados. Me senti em outro país. 
Tem poluição, tem violência, tem engarrafamento, é caro, tem miséria e tudo que uma cidade grande tem. Mas fiquei encantada. Quero  voltar em breve.



5 comentários:

  1. São Paulo é uma cidade legal, mais pujante, mais "civilizada" que o Rio, o atendimento nas lojas é melhor, o pessoal é mais focado no trabalho, não bate tanto papo furado mas... bom mesmo é aqui no Rio!

    ResponderExcluir
  2. Também sou encantada por São Paulo.
    Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Te, também estive lá em janeiro e fui ao Museu da Lingua Portuguesa só não deu para ir a pinacoteca, tão perto...!!Adorei a viagem pretendo voltar lá com mais tempo. Bjs Rô

    ResponderExcluir
  4. Adorei adorei adorei vocês em SP..... Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Ivo, você tem toda razão. Lucia e Rosângela, vamos voltar! E você Marina, love you.

    ResponderExcluir