sábado, 30 de maio de 2009

O badalo dos sinos


Quando eu tinha 21 anos, frequentei durante muito tempo uma cidadezinha acolhedora no interior de Minas Gerais. Na mesma rua da minha casa, lá no final, havia uma igreja. A Igreja da Matriz. Grande, linda, verde.
Todos os dias às 7 horas da manhã, ao meio-dia e às 6 da tarde os sinos soavam fortes que ecoavam dentro do peito.

Mas era o badalo das 6 da tarde que mais me emocionava. Ele vinha acompanhado de uma ave-maria. Eu achava que eles eram os mais fortes, os mais altos e os mais poderosos. As vezes eu até chorava quando eles tocavam. este som me remetia a algum lugar do passado que nem eu mesma sei.

Anos depois no Mont Saint-Michel, na Normandia, eu vivi essa experiência dentro de uma igreja de Monges Beneditinos. Quando os sinos começaram a tocar eu caí em prantos pois a energia que circundava naquele momento era muito grande e a emoção transbordou pelos meus olhos e poros. Era a sensação do tal lugar do passado que eu nunca soube explicar.

Dez anos depois, em uma segunda-feira, eu passava em frente à Igreja Nossa Senhora da paz em Ipanema e os sinos começaram a tocar. Fiquei paralisada no meio da calçada. Virei estátua. Apenas pulsando, sentindo e ouvindo. Eram 6 da tarde ( os mais altos!).
Não me lembro de ter ouvido os sinos dessa Igreja tocando em alguma outra vez. Fui inundada por uma felicidade que não se explica. Um sentimento delicioso e uma paz infinita.

E, na quarta-feira da mesma semana fui visitar uma amiga na Rua Barão de Ipanema, em Copacabana e aconteceu de novo. Eram 6 da tarde e os sinos da Igreja de São Paulo começaram a tocar. Fiquei novamente paralisada pensando o que será que isso quer dizer? Na mesma semana dois badalos de sino às 6 da tarde, na cidade grande depois de tantos anos!?!?

Descobri que deve ser uma tal de felicidade batendo na porta, ou no ouvidos.
A vida é feita de momentos simples e especiais e este para mim é um deles e o que eu quero agora é poder ouvir badalos tocando no meu peito sempre que possível.

7 comentários:

  1. NO dia qe nós saimos da praia e cruzamos com um bloco em seguida com a procissão da "Senhora da Paz" os sinos também tocaram. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Foi depois desse dia, esse texto é anterior. agora sempre ouço os sinos tocarem. beijo

    ResponderExcluir
  3. Sempre que consigo ouvir um sino lembro de vc , lembro que já tinha me dito que era uma coisa que te emocionava e passei a prestar mais atenção no badalar dos sinos. Muitas vezes penso que eles estão querendo dizer algo naquele exato momento, as vezes não consigo enxergar a situação mas sinto que alguém olha por nós. bjs Tuka

    ResponderExcluir
  4. que bom saber disso, tuka. adorei.beijo

    ResponderExcluir
  5. Claro que os sinos querem dizer algo pra vc....da próxima vez, entre na Igreja,escolha um banco e lá fique.....quem sabe vc não perceba algo mais......
    Bjocas,
    Carmen

    ResponderExcluir
  6. Carmem o meu comentário foi pessoal e intransfirivel,não para ser debatido. fique sabendo que vou a Igreja toda semana. Deus te abençoe. tuka

    ResponderExcluir