
Este é o belíssimo nome da exposição de pinturas de Rodrigo de Souza Leão, inaugurada no dia 9 de novembro no MAM - Museu de Arte Moderna. A história de Rodrigo é muito interessante e emociona aqueles que não conhecem nada ou apenas alguma coisa sobre ele.
Ramon Mello e Marta Mestre são os curadores da mostra que reúne 30 telas produzidas em 2009, durante os 3 últimos meses da vida de Rodrigo, no período em que frequentou as aulas de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Rodrigo era carioca, poeta, escritor, jornalista e músico. A pintura veio depois. Após um surto de esquizofrenia, Rodrigo ficou 20 anos sem sair de casa. Os seus últimos meses foram dedicados as aulas de pintura.
Publicou 10 e-books de poesias, os livros Todos os Cachorros são Azuis (já adaptado para o teatro), em 2008, Há flores na pele, em 2001, entre outros.
Me roubaram os dias contados (2010) e O Esquizóde: coração na boca (2011), foram lançados após a morte de Rodrigo em 2009.
Não sou entendedora de artes mas sou sensível para perceber em seus quadros, uma explosão de cores, um traço nervoso e uma liberdade criativa contagiantes.
São lindos. Assim como seus poemas.
" ... quando também não gosto de definir em uma só palavra o que sou. Se o que sou é só uma palavra, é tão pouco. Gostaria de ser um milhão de coisas. É reducionista ser uma coisa só. "
"Tomara que exista eternidade. Nos meus livros. Na minha música. Nas minhas telas. Tomara que exista outra vida. Esta foi pequena para mim."
"CRIANÇA
ResponderExcluirUma mulher ainda criança
Desconfia dos balanços
Onde brinca a Verdade.
A Verdade nunca será
Encontrada. E a sua única
Importância existirá
Para a mulher que a descobriu
Que não existe Verdade
E Deus tem a verdadeira fé em si.
Pois existem muitas verdades
Que as crianças aprendem
Pra nunca mais aprender
A deixar de ser criança.
Estas são as verdades de mulher
As verdadeiras verdades."
Eu vi a peça Todos os cachorros são azuis, e adorei. Interessante perceber - pelo menos um pouco - como o esquizofrênico vê as coisas. É o que a peça mostra. A mente humana e seus mistérios...
ResponderExcluirBelíssima exposição e o livro-catálogo com textos de Heloisa Buarque de Holanda, João Magalhães, José aloise Bahia e Paulo Sérgio Duarte. Janaína de Cássia Altisty Leite, Rio de Janeiro, janainacaaltisty@yahoo.com.br.
ResponderExcluir