
Um mix de explicação e pesquisa:
O ipê é uma árvore brasileira, nativa da América do Sul distribuída às regiões tropicais e subtropicais. Suas flores duram de Maio a Agosto, são numerosas e recortadas e em forma de sino. A sua madeira é preciosa. É uma espécie conspícua e famosa com uma história longa do uso humano, usada como medicamento, e utilizada na medicina alternativa. O ipê contem potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo. Contem também um potente antibiótico. Possuindo vários nomes populares, ipê-comum, ipê-reto, ipê-rosa, ipê-roxo da mata, pau d'arco-roxo, etc. A madeira às vezes é comercializada como "pau-brasil", na Mata Atlântica da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Os Ipês podem alcançar até 30 metros, reto ou levemente tortuoso. As flores por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. As sementes são dispersas pelo vento.
Eu tinha uma amiga que em frente a casa em que morou havia um Ipê amarelo e ela sempre dizia que era presente de aniversário, pois todo mês agosto ele estava exuberante em sua janela.
Quando vejo um no caminho eu paro. Paro tudo e respiro fundo.
Depois continuo andando, só que totalmente iluminada.
Depois continuo andando, só que totalmente iluminada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário