domingo, 17 de agosto de 2014

Brasil


Eduardo Campos não era o meu candidato, mas ele disse a melhor frase em sua última entrevista que serve para todos os outros e para todos nós que vamos votar em outubro próximo.

"Não vamos desistir do Brasil"!

Tempos de guerra


O Jardim Botânico, um dos bairros mais bucólicos do Rio de Janeiro, foi onde morei por mais de vinte anos.
Eu tinha tudo o que precisava para meu deleite e de minha pequena família.
Tranqüilidade, ar puro, bons amigos e o Cristo Redentor acima da minha janela.
Em uma madrugada não muito distante, acordei com uma explosão que eu não sabia o que era, nem de onde vinha. Achei que algum prédio tinha desabado.
Fiquei com medo e muito assustada.
Custei a dormir de novo, pois o meu coração batia rápido demais.
Bem mais tarde, ainda acordada, ouvi uns tiros também ao longe e percebi que não era prédio nenhum desabando e sim alguma outra coisa, fruto da violência das cidades em que vivemos.
Passado alguns dias desse episódio, em uma outra madrugada, acordei com o Jamelão cantando um samba da Mangueira. Achei que era um sonho.
Mas era uma festa grandiosa em alguma das casas ricas da vizinhança. Que bom ficar deitada na cama ouvindo Jamelão lá longe... Foi inesquecível.
No silêncio noturno do Jardim Botânico ouvimos o som de festas, de corujas que piam, de cachorros que latem, de animais que se movimentam, do vento que canta e das árvores que conversam.
Mas o de uma granada explodindo foi realmente assustador.

Fico pensando nas pessoas que moram próximas ou em bairros violentos e que ouvem diariamente tiros e explosões.
Fico pensando em Gaza.
Fico pensando em Israel.
Fico pensando em guerra.
Quanto desperdício, meu Deus!



Livro e Filme


O novo romance de Cristóvão Tezza, o professor, é uma viagem literária por seus personagens, pelo Brasil atual e pelo prazer de ler. O professor Heliseu, personagem central, será homenageado pela universidade ao qual lecionou boa parte da sua vida e enquanto prepara o seu discurso vai lembrando de sua vida, seus amores, dificuldades, filhos... todos os ingredientes para transformar o livro em mais um sucesso desse escritor que nos apresentou, em 2007, "O filho eterno", que foi transformado em espetáculo teatral, dirigido por Daniel Herz e interpretado magistralmente por Charles Fricks.


O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, inspirado na obra de Stefen Zweig, é um filme de aventura, diversão e com um elenco da melhor qualidade. A filme se passa em 1930, com muita neve, excentricidade, uma direção de arte sensacional e a história de um famoso gerente de hotel e um jovem empregado, que se tornam grandes amigos. 
Uma boa diversão para quem quer descontração.
Em cartaz na cidade.

Ricardo III

Conheci Gustavo Gasparani em 1998, por conta das filmagens de Orfeu, de Cacá Diegues. Ele interpretava um sambista da escola de samba retratada no filme. De lá para cá, acompanhei de longe sua carreira até reencontrá-lo dando aulas de teatro da Casa de Cultura Laura Alvim. 
E agora, anos depois,  fui assistir o espetáculo "Ricardo III", texto de Willian Shakespeare, em cartaz Teatro Poeirinha, em Botafogo, até o dia 31 de agosto. Gustavo é Ricardo III.
É imperdível e acho que ele vai ganhar vários prêmios.
Fiquei impressionada com a coragem e a ousadia do ator no palco. Sem contar a aula de história da Inglaterra que ele nos proporciona. Sem dúvida, um  bom programa.

Gastronomia


A nova versão do Rio Gastronomia, no Jockey, tem uma programação grátis da melhor qualidade. 
Shows, filmes, aulas, palestras, degustações, cozinha show e oficinas culinárias com os mais renomados chefs.
Basta se inscrever para as aulas e aproveitar para aprender as mais deliciosas receitas criadas na face da terra. 
Algumas a gente vai fazer naquele dia ou noite especial e a outra nunca conseguiremos....
São sanduíches, pizzas, orgânicos, saladas, sopas, feijoadas, doces, sorvetes, carnes, peixes, massas, risotos, bebidas, comida de boteco,...
Sem contar as degustações de azeites, vinhos, cachaças, cervejas. Ufa!
Basta consultar a programação e os restaurantes que estão participando do festival. Alguns podemos frequentar, outros.... nem pensar.
http://oglobo.globo.com/rio/rio-gastronomia-2014/


OBS:
As pessoas surtaram e perderam a noção no Rio de Janeiro. 
Como pode o quilo do restaurante Celeiro, no Leblon, custar 128 reais???
Rio$urreal: NÃO PAGUE 

Tomate cereja

Tem coisa mais linda e saborosa que o tomate cereja? Eu sou fã incondicional dele e de todas as variações dos tomate: cereja, caqui, sweet grape, italianos, momotaro, etc.
O cereja é redondinho e o mais adocicado de todos. 
Segundo a Wikiedia ele é cultivado desde 1800, no Peru e no Chile; é do reino plantae e da família solanaceae.
Pode ser degustado puro e cru ou com azeite. Mas é sempre bom, quando possível, tirarmos as sementes.
Além da salada ficar mais bonita e apetitosa, os tomatinhos são a minha próxima meta para plantar em meu pequeno jardim. Assim como fazer o pé de manjericão crescer e durar...