
E o Carnaval se foi junto com o horário de verão....Acredito ter sido o ano mais cheio de turistas no Carnaval do Rio. A cidade estava lotada! A prefeitura fez um esforço enorme para que tudo desse certo e conseguiu em parte. Acho que o saldo geral para a quantidade de pessoas nas ruas, é positivo. Muitos ajustes deverão ser feitos para o próximo ano, sem dúvida nenhuma, o aumento dos banheiros químicos é um deles.
Para quem não gosta, a cidade virou um inferno, mas se conseguir se organizar, não pegará nenhum bloco no caminho na hora em que estiver indo ao cinema ou jantar fora. Viajar para um lugar tranquilo também é uma boa opção. Já foi tempo em que o Rio ficava vazio no carnaval....
Carnaval combina com o verão, que é a estação da alegria, das novidades, da praia cheia, da cerveja gelada, dos amigos de fora e da descontração. Como disse uma amiga, Ipanema virou o point do mundo! Mas para recebermos tanta gente assim do Brasil e do mundo, bastava um pouquinho mais de educação. Aí, seria perfeito.
Cacá Diegues escreveu um belo artigo no jornal O Globo de ontem, Este mundo é um pandeiro, onde diz em um parágrafo:
"...cada vez gosto mais do carnaval, cada vez admiro mais o carnaval carioca. Entre outras coisas, por confirmar essa eterna alegoria do pandeiro como narrativa de um jogo ou de uma brincadeira que tornam impreciso o limite entre a verdade e a mentira.... não entendo o discurso saudosista, em defesa de um suposto carnaval inocente do passado, em que se dançava sem outras intenções e se cantavam marchinhas ingênuas e belas ( podiam ser belas, mas ingênuas nunca foram!)"
E viva Orfeu!
E viva Paulo Barros!
*Esta foto é o penúltimo por do sol antes do término do horário de verão. Evoé!