A primeira vez que ouvi falar de El Ateneo foi através do Sergio Britto em uma reunião de trabalho. Ele estava totalmente encantado e falava dela com muita empolgação.
El Ateneo é a segunda maior livraria do mundo, localizada em Buenos Aires, na Argentina. Quase caí para trás quando entrei, não sabia o que fazer nem para onde ir. Não acreditava no que via, gigantesca e extraordinariamente bela. Acho que me transportei para um outro mundo, respirei fundo e comecei a caminhar. A peculiaridade de El Ateneo se resume ao fato de funcionar no antigo Teatro Grand Splendid, inaugurado em 1919. Depois de ser teatro, transformou-se em cinema por muitos anos e por fim, em 2000, um grupo editorial arrendou e adaptou o espaço, cuja estrutura original foi restaurada e preservada nos mínimos detalhes.
No lugar das poltronas, estão as prateleiras, no lugar do palco, está o café com piano bar e lounge de poltronas e sofás, os camarotes se transformaram em sala de leitura.
A iluminação é parte integrante desta beleza. São 5 andares de prateleiras com todos os títulos possíveis e imaginados. O setor infantil é de um bom gosto que poucas vezes vi. Tem ainda auditório e galerias de arte.
Podemos encontrar, além dos milhares títulos literários em várias línguas, jogos, cds, dvds, blu-rays, postais, revistas, etc.
É um paraíso.
Acho que o sonho de qualquer autor é ter seu livro exposto na vitrine de El Ateneo.
A verdadeira glória!
Vida longa para El Atteneo e para Sergio Brito.