Quando saí de uma casa grande da infância e mudamos para um apartamento menor, eu sonhava em morar, quando crescesse, em uma outra casa com árvores e flores no jardim. Cresci e o sonho continuou me acompanhando. A árvore do meu jardim dos sonhos é um pé de Acácia, a Imperial. Sempre me encanto quando vejo uma florindo com seus cachos dourados e iluminados que inspiraram Caetano Veloso na canção Você é Linda: "Fonte de mel nos olhos de gueixa, kabuki máscara. Choque entre o azul e o cacho de acácias, luz das acácias. Você é mãe do sol."
A Acácia Imperial, conhecida também como Chuva de Ouro, é uma árvore da família das fabáceas, com mais de 400 variedades. A sua floração da Imperial acontece no mês de fevereiro e dura até março.
Segundo a filosofia da Maçonaria, esta árvore representa a segurança, a clareza, a inocência e a pureza. Era também uma árvore sagrada para os hebreus, que diziam ser a representação da iniciação para uma nova vida - a ressurreição.
Por isso que, por conta da construção de um prédio, na esquina da Rua Humaitá, com a entrada do Túnel Rebouças, uma acácia foi derrubada e houve mobilização de todos os moradores para que ela permanecesse onde estava.
Era uma luz embaixo daquele viaduto gigantesco de concreto que liga o Túnel Rebouças à Lagoa. Não adiantou. Ela foi derrubada.
Cheguei a chorar quando passei por lá e ela não estava mais. Hoje é uma calçada de cimento e um portão de grade em seu lugar. Cidade grande tem dessas coisas.
Árvores são sagradas e deveriam ser preservadas.Todas. Sempre.